Vagando em versos

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O Cachorro


Um dia
perguntaram a um grande mestre
quem o havia ajudado
a atingir a iluminação
e ele respondeu:
"Um cachorro"


Certa vez, eu estava olhando um cachorro
que parecia sedento e se dirigia
a uma poça d’água.
Quando ele foi beber, 
viu sua imagem refletida. 
O cachorro, então, fez uma cara de assustado
e a imagem o imitou.
Ele fez cara de bravo, 
e a imagem o arremedou. 
Então, ele fugiu de medo e ficou observando distante, durante longo tempo, a água. 
Quando a sede aumentou, ele voltou
repetiu todo o ritual e fugiu novamente. 
Num dado momento, a sede era tanta que 
o cachorro não resistiu e correu em direção
à água, atirou-se nela e saciou sua sede.
Desde esse dia, percebi que
sempre que eu me aproximava de alguém
via minha imagem refletida
fazia cara de bravo e fugia assustado. 
E ficava, de longe, sonhando com esse
relacionamento que eu queria para mim.
Esse cachorro me ensinou
que eu precisava entrar em contato
com a minha sede e mergulhar no amor
sem me assustar com as imagens
que eu ficava projetando nos outros.

Nenhum comentário: